Tipos de grafíato: O que é onde e como aplicar?

Preciso de um pintor

Tipos de grafiato. Vamos iniciar este assunto tentando entender o que é Grafíato?

Pois sua aplicação embora um pouco trabalhosa é bem simples de se fazer.

A resposta desta pergunta iremos detalhar mais adiante, mas simplistamente podemos dizer que todos tipos grafíato é um Revestimento para cobrir superfícies internas e externas.

Resina a base de dispersão aquosa de copolímero estireno-acrílico, pigmentos isentos de metais pesados, cargas minerais inertes e tenso ativos etoxilados.

Sua base em massa mole tipo massa corrida liquefeita é aplicada com desempenadeira de aço e PVC de vários formatos sendo a mais comum retangular, mas também existem as de bico triangular para acabamentos em locais

de difícil acesso. Nos últimos anos tanto a textura como o grafíato ficaram conhecidos por transformar ambientes muitas vezes sem graça em locais diferente e com ótimo visual, com um custo bem abaixo de um outro tipo de

revestimento de alto padrão, estamos falando é claro do revestimento monocapa ao qual a Quartzolit tem um ótimo material, mas todos tipos de grafíato substitui com louvor.

A textura e o grafíato substitui com louvor a massa monocapa, que podemos abordar em outro momento, mas antes de sair substituindo materiais à revelia, vamos conhecer um pouco. Veja na imagem abaixo os tipos de grafiato.

Tipos de grafíato

E você sabe onde aplicar o grafito?

Pois a escolha correta da superfície a ser aplicada, bem como quais desta é importantíssimo para o bom resultado final de qualquer empreendimento.

O uso do grafíato bem como seu centro de custo em obras é no processo de pintura, realizando a cobertura de superfícies, mas comumente paredes podendo ser internas e externas entre muitos outros tipos. Nos últimos anos

tanto a textura como todos tipos de grafíato ficaram conhecidos por transformar ambientes muitas vezes sem graça em locais diferente e com ótimo visual, com um custo bem abaixo de um outro tipo de revestimento de alto padrão, estamos falando é claro do revestimento monocapa ao qual a Quartzolit tem um ótimo material.

A textura e o grafíato substitui com louvor a massa monocapa, que podemos abordar em outro momento, mas antes de sair substituindo materiais à revelia, vamos conhecer um pouco

Neste guia sobre tips grafíato você verá:

  • Como se classifica as texturas? E o Grafiato?

  • Quais são os tipos de grafiato?

  • Quais os tipos de textura para parede externa?

  • Quais são as cores do grafiato?

  • Mas qual grafíato risca mais?

  • Como riscar o grafíato? Como usar o risca fácil?

  • Qual a vantagem de usar grafiato?

  • dá para aplicar grafíato com rolo?

  • E quanto as rendimentos do grafíato

  • Como pintar parede que tem grafíato?

  • O que rende mais grafíato ou textura?

  • Tem que misturar agua no grafíato?e

  • Como escolher um bom Grafiato?

    Quais melhores marcas de grafiato?

Tipos de grafiato

Grafiato de Malha 8

Estes tipos de grafíato são intermediários em termos de sua granulometria consequentemente suas riscas, é também o de maior comercialização podendo atender com segurança as maiores demandas.

Tipos de grafiato

Grafiato Malha 10

Os tipos de grafíato malha 10 é bastante usado na pintura interna este tipos de Grafíato é o que possui um acabamento mais fino e delicado ideal para quartos e salas.

Tipos de grafíato

Grafiato Malha 12

A pintura com Grafiato fica muito bonita em diferentes paredes de cada cômodo da casa, lembrando que é você quem decide onde aplicar, pois só você sabe seu gosto e o que mais atende sua personalidade; aqui iremos apenas sugerir ideias de como pintar sua casa.

Como se classifica a textura? E o grafiato?

Não vamos nos ater as texturas, pois como vc vera no decorrer da leitura a diferença crucial entre textura e grafiato está na aplicação propriamente dita.

Bastamos entender resumidamente que a textura pode Stardard, textura Elastomérica, textura acrílica premium, textura projetada e decorativas com gel envelhecedor. Já o grafiato podemos classifica-los mais com relação as profundidades dos riscos e sua granulometria, conceitualmente chamado de tipos de malha, sendo malha 8, malha 10 e malha 12. A ainda outros revestimentos de aspecto rustico como a textura e o garfiato, estamos falando do lamato.

Mas você sabe o que é textura lamato?

Textura Lamato é uma massa polimérica granulada para aplicação igual ao grafiato em paredes externas e internas com a diferença mais interessante que o lamato é desempenado como um reboco normal, a desempenadeira fazendo movimentos circulares e não unidirecional como é o caso do grafiato,  dando um acabamento riscado aveludado, muito bonito. Veja imagens.

O que é uma pintura lamato?

Essa talvez seja uma das perguntas mais complexas de se responder, pois cada fabricante pratica sua própria politica de preços, quanto a mão de obra para aplicação esta esta em torno de R$ 20,00/m², mas isso também varia muito pois, existe muitas questões para a composição dos preços, como quantidade total a ser revestida, dificuldade de acesso ao local, dificuldade de fazer proteção de áreas não revestidas entre muitos outros. Você pode tomar uma decisão muito melhor assim para revestir com um acabamento que valoriza ainda mais seu imóvel. Pois a pintura lamato é a aplicação de tinta pigmentada em cima da textura lamato branco ou mesmo a aplicação da textura lamato.

Mas agora que já vimos que textura é a característica de qualquer superfície, podendo ser lisa, áspera, rugosa e etc, que também é uma massa aplicada em processo de pintura, e entre as texturas temos todos tipos  grafiato e o lamato, vamos focar nosso estudo no grafiato.

tipos de grafíato lamato

Quais são os tipos de grafiato?

Podemos dizer que o grafiato são de três tipos de texturas visual e três formas, sendo os tipos:

Grafíato acrílico

Grafíato multicolor

Grafíato envelhecido

Quanto a sua composição sabemos que é Resina a base de dispersão aquosa de copolímero estireno-acrílico, pigmentos isentos de metais pesados, cargas minerais inertes e tensoativos etoxilados.

Quanto a forma já dissemos que são malha 8, malha 10 e malha 12.

Qual o melhor grafiato?

Qual tipo de Grafiato é ideal para mim?

A composição básica do Grafiato é mesma, o que faz diferença entre uma e a outra é sua granulometria, ou seja, o tamanho dos grãos que a compõem e que fazem o efeito riscado, que disso podemos escolher a que dará melhor acabamento de acordo com o ambiente, tamanho da parede, a cor escolhida em ter outras.

Se você tem dúvida sobre que cor escolher de uma olhada neste post Como escolher a cor ideal. Essa granulometria também é chamada de malha, mas a técnica de aplicação é a mesma.

Bastante usado na pintura de muros e fachadas este tipo de grafiato possui um acabamento mais rustico, porém não é o mais usado no mercado.

Vejamos algumas características para a escolha do melhor grafíato para a sua aplicação.

O grafíato acrílico pode ser usado tanto em paredes internas como paredes externas, tem acabamento fosco, é lavável e base de agua. Tem grande aderência ao reboco, madeira, amianto e gesso e é antifúngico além de poder ser repintado sem perdas de suas características originais.

O grafíato multicolor é igual ao anterior diferindo apenas ao tempo de cura ao toque, onde o primeiro é de duas horas e este de quatro horas, favorecendo a aplicação em grandes áreas.

O grafíato envelhecido é igual aos demais com a adição do gel envelhecedor que da um ar mais clássico ao ambiente, ideal para escritórios em geral, sobre tudo os de direito, contábil ou outro comercial qualquer, mas fica muito bonito em residências também e todos são hidropelentes. Quais são os três tipos de textura visual?

Como explicitado acima são malha 8 que é a mais grossa, portanto o que risca mais, ideal para áreas externas como fachadas inclusive muros, a malha 10 com riscos mais suaves, ideais para fachadas e áreas internas inclusive quartos e salas e a malha 12 que é a mais fina sendo mais indicada para áreas internas inclusive quartos.

Como escolher um bom grafíato?

Pelo tipo de malha, ou seja, pelas forças das ranhuras, as malhas são 8 a mais grossa, depois a malha 10 intermediária e pôr fim a malha 12 de riscos mais suaves, ideais para quarto. apla 15m². Cmo características principais destacam a capacidade de impermeabilização, a equalização térmica do ambiente, sua resistência ao mofo e a refração da luz solar como meio térmico, além é claro de sua durabilidade que favorece a relação custo benefício.

Então não hesite se busca um acabamento diferenciado, bonito e com personalidade para seu imóvel, escolha sem sombras de dúvida a técnica do Grafiato, observando sempre os cuidados que devem ser tomados ao aplicar este produto.

Como cobrir parede de grafíato?

Neste caso estamos presumindo que o leitor quer deixar a parede lisa, então veja se o grafíato esta boas condições, em seguida aplique uma demão de selador, uma demão massa corrida acrílica, realize um leve lixamento 24 horas depois, reaplique mais uma demão de massa corrida acrílica repetindo o processo anterior e depois aplique a terceira demão de massa corrida mas desta vez de PVA para facilitar o lixamento, com estas três etapas sua parede estará lisinha, caso precise aplique mais camadas de massa PVA.

Quais são os tipos de textura para paredes externas e internas?

Então vamos responder a seguinte questão; quais os tipos de textura para parede externa? Voce pode usar qualquer textura e qualquer malha, mas provavelmente a mais destacante é a malha 8 veja algumas imagens. Qual o valor da textura grafiato?

Bom essa pergunta é um tanto complexa, abordamos isso quando falamos sobre a textura lamato. O que é melhor textura ou grafiato, a resposta é não tem o melhor tanto uma como a outra tem características protetivas das superfícies idênticas, o que se sobressai mesmo é a rapidez com que uma é realizada frente a outra, o custo de

aquisição e aplicação do momento, a disponibilidade de cor e o mais importante complementaridade arquitetônica na obra em questão. Portanto sendo sanado estas questões não existe em usar textura ou grafiato.

Quais são as cores do grafiato?

Existe um numero muito grande de cores na paleta dos fabricantes, geralmente cerca de 1500 cores diferentes a serem produzidas em maquinas com pigmentação. Aqui em Curitiba encontramos uma fabrica que disponibiliza em seu site uma variedade de cores conforme o tipo de grafiato, acredito que vale a pena conferir, olhem que cores fantásticas.

Mas é muito importante você saber escolher a cor ideal para seu tipo de imóvel e mais ainda que seja energética para seu momento de vida. Temos algumas dicas veja:

Mais qual grafiato risca mais?

Mas qual grafíato risca mais?

Em termos de rusticidade, profundidade e granula a malha 8 é que mais chama a atenção, mas esta fica muito melhor o visual se aplicado em fachadas externas e muros.

Qual o tempo de espera para riscar o grafiato?

É muito importante que o pintor tenha em mente qual é o tempo de espera para riscar o grafíato? A resposta a esta pergunta é uma variável, pois isso depende da umidade relativa do ar, da temperatura ambiente e das condições da parede. Vamos partir da premissa que a parede está em condições ideal, a temperatura esteja em 20ºC e a umidade relativa do ar em até 60% o tempo médio é 10 minutos a partir da aplicação, de todo modo o mais importante é o pintor saber que o tempo para riscar o grafíato é uma variável, bastando ter sensibilidade profissional para a percepção da massa de grafíato estar firme ao toque, comumente falado entre os pedreiros “deixar a massa puxar” e nunca desempenar o grafíato com a massa mole pois isso causara grumos e empolamentos.

como riscar o grafíato?

Essa é a mais fácil de responder, o grafíato é uma massa com grânulos que chamamos popularmente de pedrinhas, então basta fazer sua aplicação usando uma desempenadeira de aço e depois passar desempenadeira numa única direção e sentido com desempenadeira de PVC para grafíato.

Como usar o risca fácil?

Existe também uma outra forma de produzir os riscos do grafíato, que é utilizando uma ferramenta simples chamada risca fácil. Mas você sabe como usar o risca fácil? É muito simples uma vez que você já aplicou o grafíato e

pode ser qualquer tipo de grafíato da mesma forma já convencionada, agora basta passar o risca fácil que se parece com um pente de pentear o cabelo, essa ferramenta tem 30cm, e já passar a desempenadeira levemente sobre a massa para amassar os cordões da massa. Tanto uma forma de fazer como a outra podem ser executadas, com risca fácil da mais produtividade na segunda etapa do processo. Você sabia que da para fazer um risca fácil com um pequeno pedaço de ripas e pregos. Para fazer um risca fácil de prego pegue uma ripa de 30cm e pregue nela pregos 17×21 até a profundidade de 1cm com espaçamentos de 2cm.

Que vantagem e desvantagem eu tenho em usar o grafiato

Como já dissemos este tipo de acabamento está sendo largamente usado na construção civil, sobre tudo como efeitos decorativos e até pinturas de fachadas inteiras, no entanto vamos lhe mostrar as vantagens que são muitas, mas também as desvantagens para lhe ajudar a fazer a melhor escolha. Bora lá…

 

Vantagens da aplicação do Grafiato:

  • Baixo custo de aplicação da técnica;
  • Confere requinte e elegância ao ambiente;
  • A uma variedade de cor, no entanto pode ser aplicado qualquer outra;
  • Pode ser usado interno e externamente;
  • Excelente poder de cobertura e durabilidade as intempéries;
  • Produto de fácil aplicação, dizemos que é mais trabalhoso que difícil;
  • Sua ótima durabilidade dispensa retoques constante;
  • Possui alto grau de impermeabilização evitando infiltrações.

Desvantagens da aplicação de Grafiato:

  • Sua forte aderência dificulta sua remoção da parede;
  • Só pode ser aplicado com fundo primeiro;
  • Trabalhoso mudar a cor principalmente de cores mais claras em mais escuro;

Textura e Grafiato são as mesmas coisas?

Muitas pessoas nos perguntam isso constantemente, pois é comum esta confusão entre textura e Grafiato. A resposta a esta questão é muito simples pois todo Grafiato é uma textura, no entanto nem toda textura será um Grafiato, isso se deve as técnicas de aplicação de cada uma.

Em linhas gerais dizemos que Grafiato é uma textura com aspecto arranhado, com riscos na horizontal, vertical ou mesmo indecisos, já a textura pode apresentar incontáveis aspectos.

Devido as características dos materiais e também das técnicas de aplicação tanto a textura quanto o Grafiato podem ser usados afim de inibir as infiltrações. Portanto este por si só já seria um bom motivo para suas escolhas de pintura.

Mas por que o grafíato solta da parede?

Todos os tipos de grafíato são hidrofóbicas, ou seja, impermeabilizam a parede de umidade externa, mas não resistem a umidade vinda do interior da parede quando essa está sofrendo alguma infiltração, quando isso ocorre o grafíato vai estufando e logo começa a cair em placas. Uma sugestão, não reaplique o grafíato antes que as infiltrações sejam todas tratadas.

Qual é o valor do grafiato?

Essa pergunta é bastante pertinente uma vez que existem as cores padrões e também as cores reproduzíveis em maquinas especiais com adição de pigmentos e isso leva a preços bem mas elevados. O grafíato branco são mais baratos, então vem a seguinte pergunta: Como dar cor ao grafíato branco, ai temos basicamente duas opções que servem a todos tipos de grafíato, primeiro adicionando frações de pigmentos Xadrez, ou aplicando o grafíato branco e em seguida pintar na cor desejada. Neste caso surge mais uma questão; qual tipo de tinta para pintar grafíato? Respostas todas, mas as que dão melhores resultados são Acrílicos Premium, fosco ou semi brilho e PVA.

Dá para aplicar grafiato com rolo?

Um questionamento muito comum é se dá para aplicar grafíato com rolo? Sim, dá para aplicar todos tipos de grafíato, com este processo você consegue uma boa produtividade na mão de obra na primeira etapa da aplicação, o rolo usado para aplicar grafíato é o mesmo de textura o tipo cabelo de anjo dá um excelente resultado.

Como fazer um grafiato em cima do outro?

Como fazer um grafíato em cima do outro? Estando o primeiro grafíato em bom estado é só fazer a aplicação de todos tipos de grafíato como se não existisse o primeiro.

E qual é o rendimento do grafiato?

Uma dúvida frequente é sobre consumo de materiais, quantos metros quadrados se faz com uma lata de 18 litros de grafíato, quanto rende uma barrica de 30kg de grafíato e assim por diante, o consumo varia de 3,3kg/m² a 3,8kg/m². Essa variação é também um função dos tipos de grafíato. Vamos expor em tabela:

Galão 7kg de 1,8m² a 2,3m²

Barrica de 25kg de 6m² a 7m²

Barrica de 30kg de 8m² a 9m²

Lata de 33kg de 9m² a 10m²

Barrica de 50kg de 13m² a 15m²

Como pintar parede que tem grafiato?

Se a ideia é manter o grafíato e apenas renovar ou mudar a sua cor o processo é muito simples, veja se o grafato esta realmente em boas condições, em seguida para a renovação da cor é só aplicar a tinta da mesma cor, se a ideia é renovar a cor então aplique primeiro uma demão de selador e em seguida aplique a tinta com a cor pretendida, isso é valido para todos tipos de grafíato.

O que rende mais grafiato ou textura?

Todos tipos de grafíato consome quase 4 kg/m². Para se fazer 10m² de grafíato você irá gastar 35kg de massa para grafíato, para fazer os mesmos 10m² de textura você irá gastar 15kg de massa para textura. A resposta é em kg/m² a textura rende muito mais.

Que tipo de rolo usar para pintar grafíato?

Para aplicação rolo de textura, para pintura rolo lã de carneiro.

Tem que misturar água na textura?

Não, ele vem pronto para uso, mas sua base é água portanto pode ser adicionado quando a embalagem aberta e o grafíato começa a se desidratar.

Aplicando Grafíatoo na sala

O grafiato na parede que se coloca a televisão é o mais comum de se encontrar na pintura decorativa, pois você terá o visual constante, porém muitos preferem a parede oposta na qual se encontra geralmente o sofá. Tanto uma como a outra dão um toque especial em sua sala, todavia a da parede do sofá você estará sempre de costas para ela.

tipos de grafíato para a sua melhor escolhaem 2022
Aplicando Grafiato no quarto

Para este ambiente sugerimos o Grafiato malha 12 devido a ter o acabamento mais fino e delicado, dando um ar de mais conforto a esta peça da casa. A parede da cabeceira da cama é a que mais traz destaque ao ambiente.

tipos de grafíato
Aplicando Grafiato nas áreas externas

Geralmente o custo de aplicação de Grafiato em áreas externas tem um custo relativamente maior ao aplicado nas dependências internas, mas se você opta por uma casa com visual moderno então não tenha medo e aplique na fachada monocromática ou com variações de cores.

tipos de grafíato